CONHEÇA O PROJETO DO CENTRO DE INOVAÇÃO E CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL DA USP
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL DA ESCOLA POLITÉCNICA – USP REALIZA PRIMEIRO PROJETO DO CICS – CENTRO DE INOVAÇÃO E CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

Resultado de uma iniciativa pioneira do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica – USP, o Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS) foi recentemente criado no Brasil com o objetivo de congregar grupos de pesquisadores, representantes da sociedade e agentes atuantes na cadeia produtiva da construção civil em torno da temática tecnologia, inovação e sustentabilidade no setor.

Trata-se de uma rede que nasce para estimular a interlocução qualificada entre as partes envolvidas e reunir, cada vez mais, parceiros compromissados com a realização de experimentos, desenvolvimento e validação de novas tecnologias.

Ao valorizar o necessário olhar multidisciplinar e sistêmico para a compreensão dos desafios, das possíveis soluções, e, sobretudo, da complexidade atual das tecnologias, o CICS busca fortalecer o avanço da construção civil sustentável a partir da geração de conhecimento que permita a devida compatibilização entre questões econômicas, ambientais e sociais.

O primeiro projeto que está sendo realizado é o de construção de um “living lab”, ou seja, um laboratório vivo. Ele irá abrigar a sede da rede, o LME (Laboratório de Microestrutura e Ecoeficiência de Materiais) e outros laboratórios acoplados de acordo com a natureza das pesquisas a serem realizadas, como, por exemplo, o LSP (Laboratório de Sistemas Prediais e sua torre hidráulica).

Localizada no campus Butantã da USP, em São Paulo, com arquitetura do escritório Aflalo/Gasperini Arquitetos e Vivá, e apoio da FDTE – Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia –, a nova edificação irá receber grupos de profissionais, empresas e pesquisadores envolvidos com trabalhos de experimentação e inovação tecnológica.

As estruturas e os espaços estão sendo projetados para permitir flexibilidade, mudanças e substituições de sistemas, soluções e materiais. Fachadas, coberturas, revestimentos, iluminação, entre outros componentes e elementos construtivos, estarão em constante mutação e serão testados e monitorados sistematicamente, conferindo ao edifício, por sua vez, a condição de ser em si mesmo o objeto da pesquisa.

 

Como participar do primeiro projeto da rede CICS?

Empresas da indústria de materiais, novas tecnologias, produtos, sistemas e serviços de construção e operação podem se candidatar para fazer parte do primeiro projeto do Centro de Inovação em Construção Sustentável : a construção e a experimentação do laboratório vivo. O envolvimento de novos parceiros comprometidos com o processo de evolução tecnológica no setor é fundamental para o sucesso da busca por melhora de produtividade, eficiência e desempenho no ambiente construído.

Inicialmente com a realização de cinco workshops temáticos, o CICS busca apresentar as oportunidades de participação aos interessados em realizar investimentos para o avanço de soluções em uso sustentável de água, energia limpa, condicionamento ambiental (que envolve questões hidrotérmicas, visuais, acústicas e da qualidade do ar interno e externo, por exemplo), iluminação, sistemas construtivos, uso de novos materiais, desconstrução seletiva, canteiro de obras sustentável, monitoramento de ambientes, soluções construtivas e geração descentralizada de energia. Também são de interesse os conceitos de soluções multifuncionais, sistemas adaptáveis ou ativos, internet das coisas, planejamento da vida-útil e zero-net energy, conceito no qual o consumo e a produção de energia se equiparam.

Mais informações estão disponíveis no endereço: sites.poli.usp.br/eventos/cics.

 


Artigo originalmente publicado na Revista Green Building – Clique aqui para ver no site original