O CICS é um rede formada por professores, pesquisadores, estudantes da USP e de outras Universidades juntamente com profissionais da indústria capacitados na resolução de problemas complexos de pesquisa, de desenvolvimento e inovação. A rede atuará em conjunto com entidades publicas e privadas para romper a compartimentalização do conhecimento. A rede pretende empurrar as fronteiras do conhecimento e da tecnologia, e acelerar a introdução de soluções inovadoras de baixo impacto ambiental e alta produtividade, que satisfaçam as crescentes demandas de desempenho dos usuários, aliadas um baixo custo global.

O CICS é uma proposta original de pesquisadores Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politecnica da USP. E uma rede aberta a novos parceiros, e ja abrange pesquisadores de diferentes unidades da USP e de outras universidades.

A rede é ancorada em sólida infraestrutura laboratorial. O Edifício CICS Living Lab, em estagio avançado de projeto, será a sede da rede. Como um dos poucos Living Lab existentes no mundo, o edificio será também um equipamento de pesquisa projetado para permitir o teste e a demonstração de soluções inovadoras em condições reais de uso.

Acelerar a pesquisa e a inovação da sustentabilidade na cadeia produtiva da construção, através de projetos de pesquisa em parceria com a sociedade.

Ser reconhecido nacional e internacionalmente como um grupo importante para desenvolvimento e difusão de soluções inovadoras que contribuem para uma construção mais sustentável nos países tropicais em desenvolvimento.