USP BUTANTÃ ABRIGARÁ CENTRO DE INOVAÇÃO EM CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

FUTURA SEDE DO CICS SERÁ PROJETADA PELOS ESCRITÓRIOS AFLALO/GASPERINI ARQUITETOS E VIVÁ ARQUITETURA

O campus Butantã da Universidade de São Paulo (USP), situado na zona oeste da capital paulista, receberá a nova sede do Centro de Inovação em Construção Sustentável (Cics), com projeto assinado pelos escritórios aflalo/gasperini arquitetos e Vivá Arquitetura.

Com iniciativa do Departamento de Construção Civil da Escola Politécnica da USP e apoio da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), o centro será um espaço para pesquisadores e agentes atuarem na cadeia produtiva da construção civil em torno de temas como inovação tecnológica e sustentabilidade, que permitam a compatibilização entre questões econômicas, ambientais e sociais.

As estruturas e espaços do prédio foram planejados de forma a permitir mudanças e substituições constantes de sistemas, soluções e materiais. Fachadas, coberturas, revestimentos, iluminação e outros elementos construtivos, estarão em constante mutação, sendo testados e monitorados sistematicamente – dessa forma o próprio edifício é, em si mesmo, objeto de pesquisa.

A construção de um laboratório vivo para receber, entre outros, a sede da rede LME (Laboratório de Microestrutura e Ecoeficiência de Materiais), é o primeiro projeto estruturado pela institutição. O centro será coordenado por uma comissão de professores da Poli, constituída por Francisco Cardoso, Orestes Gonçalves, Vahan Agopyan e Vanderley John.

Com orçamento inicial estimado em R$ 15 milhões, a previsão é que a construção do Cics seja iniciada ainda no segundo semestre deste ano.

Artigo originalmente publicado no Portal ArcoWeb – Clique aqui para ver no site original