Marina Azaredo
São Paulo

Marco do início do calendário da construção brasileira, a Feicon Batimat (Feira Internacional da Construção Civil) 2019 começa na terça-feira (9) com mais de 700 expositores.

Por quatro dias, empresários, arquitetos, engenheiros e estudantes devem passar pelo São Paulo Expo para conferir novidades e oportunidades de negócios. O credenciamento para profissionais do setor é grátis. A organização espera 80 mil visitantes.

Em construção

Operários trabalham na obra do empreendimento JT230, da construtora Trisul, no Paraíso, na zona sul de SP

Esta 25ª edição traz o retorno de grandes empresas que não participavam havia alguns anos, afirma Mayra Nardy, gerente da Feicon Batimat.

Depois de cinco anos de ausência, a Amanco, marca de tubos e conexões hidráulicas, retorna com um estande próprio em que promoverá palestras sobre temas como tubulações para combate a incêndio.

“É uma oportunidade de networking para os profissionais, que trocam conhecimentos e descobrem os últimos lançamentos”, diz Adriano Andrade, diretor comercial da Mexichem Brasil, empresa mexicana que detém a marca.

Lançar produtos é a motivação da Eucatex para voltar a expor depois de sete anos. “A feira é muito forte em relacionamento, não tanto para fechar negócios. Mas este ano temos vários lançamentos, é importante mostrar essas novidades”, diz Argemiro Sanches, gerente de marketing das Tintas Eucatex, que vai apresentar uma tampa plástica para galões de tinta, mais fácil de abrir.

Para garantir a presença de grandes marcas, a Reed Exhibitions Alcantara Machado, que promove a Feicon, busca afastar curiosos e atrair público cada vez mais qualificado. “Não temos mais visitação aos sábados e aumentamos para 18 anos a idade mínima na entrada”, diz Nardy.

Ao longo de 27 anos, o setor de construção civil no Brasil mudou de forma considerável. “Aumento de produtividade e redução de impactos ambientais passaram a ser pilares da inovação”, explica Diana Csillag, coordenadora do Centro de Inovação em Construção Sustentável da USP.

A Feicon acompanhou a tendência nos últimos anos, expondo produtos, como pneus que não furam e portas feitas a partir de embalagens plásticas recicladas, e técnicas, como a casa cerâmica, feita de alvenaria estrutural, modular e que não gera desperdício.

Neste ano a grande novidade é a Casa 24h, um modelo 100% industrializado que pode ser levantado em um dia.

A programação inclui tour guiado por produtos e soluções sustentáveis e mais uma edição do Archathon, o evento em que arquitetos, designers e engenheiros são desafiados a criar um projeto com as marcas parceiras da Feicon.

No pilar de conteúdo, há atividades como a Ilha ProAcústica, que promoverá debates sobre as inovações tecnológicas do setor, e estandes de empresas com programação voltada exclusivamente para palestras e talks.

É o caso da Suvinil, outra grande marca que também está de volta à Feicon e vai promover conversas sobre técnicas de efeitos, influência das cores no estilo de vida e desafios das mulheres no mercado da construção civil.

Com tantas opções na programação, o melhor jeito de organizar a visita é por meio do aplicativo da feira. Disponível para iOS e Android, permite acessar a lista de expositores, marcar os estandes que interessam, entrar em contato com empresas e até traçar uma rota na planta da feira.

Entre os representantes de empresas ligadas à construção civil, a expectativa para 2019 é comedida. “Não tenho dúvidas de que o mercado vai voltar a crescer, a questão é quando”, afirma José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção.

“Há muitas externalidades que afetam o setor da construção civil, como as reformas tributária e da Previdência. Mas, se tudo der certo, a previsão é um crescimento de 2% até o final do ano”, afirma Rodrigo Navarro, presidente da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção).

A última Feicon movimentou R$ 27 milhões nas rodadas de negócios. A organização espera desempenho similar nesta edição.

*

Feicon Batimat
De 09 a 12 de abril, das 10h às 20h, na São Paulo Expo, km 1,5, da rodovia dos Imigrantes, na Vila Água Funda. O evento é exclusivo para profissionais da área de construção civil. O credenciamento pode ser feito gratuitamente pela internet em qualquer um dos dias (https://www.feicon.com.br/Credenciamento ). No local, o ingresso custa R$ 55

https://tinyurl.com/y53e4nog

folha-de-s-paulo