Câmara da Indústria da Construção discute temas relevantes para o setor

01/03/2019

Retomada do desenvolvimento de Minas Gerais e inovação foram destaques

O primeiro encontro da Câmara da Indústria da Construção da FIEMG em 2019 trouxe temas importantes para o setor e a entidade, nesta quinta-feira, 28/02, na sede da Federação. Em discussão, estiveram temas como o cenário econômico de Minas Gerais; além dos desdobramentos da tragédia da Vale em Brumadinho e a apresentação de um projeto de apoio à inovação para a construção civil da ArcelorMittal.

O presidente da Câmara, Teodomiro Diniz Camargos, alertou que o momento para Minas Gerais seria complexo por si só devido à situação caótica que o Estado se encontra. Ele ainda enfatizou que a tragédia de Brumadinho intensifica o quadro e torna o esforço para recuperação do estado ainda mais difícil. O impacto da paralisação das atividades das minas e das barragens comissionadas pela Vale é grande para o PIB de Minas Gerais: -1,8%.

Camargos pontuou que a FIEMG está atenta aos impactos econômicos da tragédia, que afeta diretamente o cotidiano de milhares mineiros. Para o líder empresarial, é necessário que se apurem as causas do acidente, para que novas tragédias não ocorram, preservando o equilíbrio social, ambiental e econômico de Minas Gerais. “A tendência era de que Minas crescesse pouco mais de 3% em 201,  houve a redução para 1,5% devido ao acidente e isso impacta em alto grau no setor da construção, uma vez que reduz ainda mais nossa competitividade,” alertou.

Construindo o Futuro

O projeto de apoio à inovação da ArcelorMittal, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), “Construindo o Futuro” também foi tema do encontro. A parceria visa aumentar a industrialização e produtividade do setor de construção civil, através da inovação e sustentabilidade em toda a cadeia do segmento, promovendo reflexões, pesquisas, atividades, formação de profissionais e a atração de novos talentos para o mercado da construção civil.

Como viabilizadora do projeto, a ArcelorMittal, maior empresa produtora de aço do Brasil e do mundo, tem previsão de investir na ordem de R$ 3 milhões no projeto. “O propósito da parceria estratégica é em um ambiente colaborativo, criar soluções inovadoras que gerem maior competitividade para o setor e a sociedade”, destacou Paula Harraca, representante da empresa.

Uma das primeiras iniciativas do convênio será materializada com a construção do novo prédio do Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS) na Cidade Universitária. Essa iniciativa inovadora prevê montar um espaço para demonstrar, testar e otimizar, em condições reais de uso, a eficácia de diferentes soluções construtivas antes que sejam introduzidas ao mercado.Com foco na inovação e sustentabilidade, o CICS testará os conceitos do futuro como internet das coisas, zero energy e desmontagem e reúso aplicados em obras de todos os portes.

Fonte: https://www7.fiemg.com.br/noticias/detalhe/camara-da-industria-da-construcao-discute-temas-relevantes-para-o-setor

agencia-fiemg-de-noticias